A pedido da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a concessionária Gam3 Parks, responsável pela gestão do trecho 1 da Orla, e a empresa contratada para execução das obras, nesta segunda-feira (23) iniciaram a instalação de telas de proteção nos decks de madeira e metal. A ação tem objetivo de impedir que a população e animais circulem em áreas mais vulneráveis. O monitoramento é realizado de forma contínua por equipes técnicas, junto com a Defesa Civil. Na manhã desta terça-feira (24) a régua do Cais Mauá indicava 2,82 metros, abaixo da cota de inundação que é de 3 metros.
A ação ocorreu após vistoria técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), devido aos episódios de chuvas intensas que elevaram o nível do Guaíba. A iniciativa avalia as condições das estruturas e acompanhar o andamento das obras de revitalização em Ipanema, Lami e no trecho 1. A vistoria técnica incluiu também o trecho 3 da Orla.
“As obras de recuperação da orla são mais resistentes para evitar estragos semelhantes aos causados pela enchente de 2024. Estamos monitorando o nível do Guaíba para manutenção das obras e proteção da população'', ressalta o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. Segundo o secretário, o enrocamento feito no local, que consiste na colocação de pedras para dar mais sustentação ao calçadão, está evitando que a força da água cause novos danos à estrutura.